Blog

UM MAREMOTO? Uma ressaca? NÃO, É UM TSUNAMI... e outras...

02-04-2011 10:52

Conheça a onda gigante que chega sem avisar  causa estragos...

# Nas útimas semanas, assistimos estarrecidos à tragédia que vem assolando o Japão.

Apos um forte remor terremoto ( que os japoneses já estavam prevendo, graças à tecnologia avançada de monitoramento que há no pais), uma tsunami chegou com força total, piorando a já caotica situação no pais dos habitantes de olhinhos puxados.

Mas, o que é uma tsunami?

Esta palavra tem origem japonesa e significa ¨grande onda¨ (tsu=grande e nami=onda).

A onda gigante e solitária forma-se em oceanos ou lagos por causa de eventos geológico.

Isso quer dizer que, em geral, os tsunamis surgem após um terremoto nas profundesas dos oceanos causado pelo movimento das placas tectônicas.

CONSEQUENCIAS:

O terremoto pode desencadear uma avalanche submarina de lama e pedras, que movimenta a aqua de repente e com grande força. Isso intensifica o movimento das ondas e gera o tsunami.

A possibilidade de ocorrer um tsunami na Europa, na Africa e no Brasil é bem pequena. Já em continentes qu são margeados pelo oceano Pacífico, as chances são maiores.

Isso ocorre e acontece porque há menos vulcanismos e movimento de placas tectonicas nas bordas dos continentes localizados às margens do oceano Atlantico do que em continentes com a costa voltada para o Pacífico.

O fato é que a onda gigante pode viajar por centenas ou até milhares de quilômetros no oceano. Um terremoto no Chile pode provocar um tsunami na Austrália.

Mas, calma! São raros os tsunamis gigantescos que destroem vilas ou cidades costeiras. A maioria deles é muito fraco e gera ondas com poucos centímetros.

Existe também a possibilidade de que a altura do tsunami aumente durante a viagem pelos oceanos.Uma onda gigante com altura entre dois e quatro metros pode crescer ao atingir áquas rasas que  estejam proximas ao ponto de impacto da onda com a costs.

Tsunamis deste tipo ja aconteceram na Califórnia, no Oregon e em Washington, Estados Unidos voltada para o oceano Pacífico. As ondas tinham entre dez e 1 metros.

Acredite: há pessoas que não sentem medo de ondas desse tamanho! Para alguns surfistas, essa é a oportunidade de tentar pegar a maior onda de suas vidas. Dá para acreditar? Que medo!

 

   COMO PREVER UM TSUNAMI...

Lembramos que a cidade portuária de Natori, no Japão, foi uma das mais atingidas pelo tsunami.

...Muitos paises atingidos por tsunamis construiram centros para estudar esse fenômeno, como o japão, os Estados Unidos, a Australia e a Costa Rica. O objetivo é evitar catástrofes maiores.

O monitoramento é feito através de sismógrafos - aparelhos que medem tremores de terra - posicionados ao redor do planeta e que emitem dados diários sobre a movimentação no interior da Terra.

Os observatórios trocam esses dados e outras informações para que os pesquisadores possam prever quando um tsunami acontecerá e quanto tempo será necessário para ele chegar à costa, por exemplo.

 Com esse cuidado, as pessoas podem ser retiradas rapidamente das áreas de risco e levadas para locais seguros. Assim, o número de vítimas e os prejuizos materiais diminuem.

Há centros de pesquisa que tambem estudam a possibilidade de o impacto da queda de asteroides nos oceanos em tempos remotos ter provocado fortes tsunamis.

Como consequência, mudanças drásticas na zona costeira teriam ocorrido como o desaparecimento de algumas espécies e mudanças nos rumos da evolução de outras.

Esses fenômenos naturais mostram como a Terra é dimâmica, está em constante mudança e que é preciso aprender com eles!  

Os canhotos famosos...e outras noticias...

02-04-2011 10:14

Que por sinal uma coisa importante é as pessoas usando as mãos esquerdas, vejamos os famosos:

Ayrton Senna, Edson Arantes do Nascimento ( Pelé ), Romário, Fernando Meligeni,  Machado de Assis, Albert Einstain, Isaac Newton, Charles Chaplin, Bill Gates, Pablo Picasso, Leonardo da  inci, Ludwing van Beethoven, Paul MaCartney, Fidel Castro, Mahatma Gandhi, Napoleão Bonaparte, e muitos outros famosos.

Outra nota importante é o caso do Maior medalhista Olimpico da ginastica morre na Russia:

# Moscou- Russia: O ginasta russo Nicolai Andrianov, o mais condecorado atleta da modalidade em provas masculinas, mrreu nesta segunda-feira 21 de março de 2011 apos uma longa batalha contra uma doença. Aos 58 anos, ele não resistiu a um problema neurologico, segundo informou a federação de ginastica de seu pais.

¨Nos ficamos e recebemos a tagica noticia de que Nikolai morreu nesta tarde¨, afirmou o tecnico  da seleção russa, Alexander Alexandrov, a Agencia Reuters. ¨Ele estava doente há muito tempo¨.

Andrianov sofria de um problema nerologico degenerativo, que o levou a não xonsequir mais se comunicar, nem mexer as pernas e braços. Ele moreu em sua cidade natal, Vladimir.

O atleta detém o recorde de maior número de medalhas olímpicas na ginastica masculina, com 15 pódios. Foram sete ouros. Ele chegou a ser o recordista geral entre os homens, até ser passado pelo nadador americano Michael Phelps, em Pequim-2008.

Entre os homens e mulheres, ele é o terceiro maior medalhista nahistoria dos Jogos, atras de Phelps(16) e a lider Larisa Latynina, tambem ginasta, com 18.

Andrianov se  aposentou logo após as Olimpiadas de 1980, em Moscou,e entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Ginastica em 2001. O russo deixou dois filhos e esposa a bicampeã-olimpica de ginástica Lyubov Burda.   

 

 

Blog principal

05-03-2011 17:46

O nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Pode subscrever os novos posts deste blog via RSS feed.

 

                BACIAS HIDRIGRÁFICAS:

@-O Brasil é o país com a maior reserva de áqua doce do mundo. Além do Aguifero Guarani - o segundo maior resvatório de áqua doce subterrânea potável do planeta -, o país tem um extenso número de rios, mananciais e lagos, fundamentais para a instalação de grandes cidades e centros industriais. Para gerenciar e aproveitar melhor esse bem  hídrico, foi adotado um sistema de divisão das bacias hidrográficas.

 

#--Com 3,9 milhões de  quilômetros quadrados em terras brasileiras, a bacia AMAZÔNICA É A maior do mundo, sendo mais da metade em território brasileiro e se estendendo pela Bolívia, Perú, Colômbia, Quiana, Suriname e Quiana Francesa.

#--A bacia do TOCANTINS-ARAQUAIA é a maior bacia hirográfica inteirmante brasileira, ocupando 803 mil quinlômetros quadrados. Além de ser navegável em muitos trechos, ela é a terceira bacia do Brasil em potencial Hidrelétrico, destacando-se a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

#--Possuindo 254 mil quilômetros quadrados, a bacia do ATLANTICO NORDESTE OCIDENTAL engloba grande parate do Maranhão e pequena região do leste doPará, abrangendo ao todo 254 municípios. A região é caracterizada por ser uma transição entre os biomas da Amazônia e do Cerrado.

#--A bacia do PARNAÍBA é a segunda mais importante do Nordeste, totalizando 344 mil quilômetros quadrados. A região é caracterizada por índices críticos de abastecimento de áqua e tratamento de esgoto.

#--A bacia ATLÂNTICO NORDESTE ORIENTAL, que abrange 287 mil quilômetros quadrados, tem uma importância singular em relação à ocupação urbana. Ela alcança cinco importantes capitais do Nordeste.

#--A bacia do SÃO FRANCISCO é fundamental pelo volume de áqua transpotada para semi-árido. A bacia abrange 521 municípios em seis Estados e o DF. Sua área é de 640 mil quilômetros quadrados.

#--A bacia ATLÂNTICO LESTE possui 388 mil quilômetros quadrados, englobando 526 municípiosmdem Sergipe, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

#--A reião do ATLÂNTICO SUDESTE e caracterizada por seu expressivo contigente populacional, localizando-se numa das regiões mais industrializadas e urbanizadas do Brasil. São 230 mil quilômetros quadrados no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do Paraná.

#--A bacia do ATLÂNTICO SUL destaca-se por abrigar um expressivo contigente populacional, pelo desenvolvimento econômico e por sua importância para o turismo. Tem área de 187 mil quilômetros quadrados.

#--A Região Hidrográfica do URUQUAI tem grande importância para o país em função das aividades agroindustriais desenvolvidas e pelopotencial hidrelétrico. Sua área abrange o Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, atingindo a 175 mil quilômetros quadrados.

#--Aregião da bacia do PARANÁ, com cerca de 32% da população nacional (54,6 milhões de pessoas), apresenta o maior desenvolvimento econômico do Brasil. Com 880 mil quilômetros quadrados, a bacia abrange seis Estados e o Distrito Federal.

#--A bacia do PARAQUAI possui 1,1 milhão de quilômetros quadrados eabrange dois Estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A bacia aida se estende pelo Paraquai, Bolívia e Argentina.

### Como podemos ver como temos áqua em muito a vontade, só sabendo usar não vai faltar.###

 

 

#####-Genética...

-Cientista identificaram gene em disléxicos relacionado ao canhotismo...

#-A prevalência de uma das mãos é presente nas famílias. Em 2007, enquanto faziam um estudo com crianças com dislexia, cientistas  da Univesidade de Oxford identificaram o gene LRRTM1, que se mostrou desenvolvimento o canhotismo.

Clyde Francks, geneticista que trabalha no Instituto Max Planck para Psicolinquísica, na Holanda, lembra que a descoberta do gene ganhou as manchetes. Esse gene foi encontrado de forma desproporcional nas pessoas com esquizofrenia, embora nenhuma dessas condições seja simples ou bem compreendida. "Não estamos buscando um gene para a tendência de uso das mãos ou um gene para a esquizofrenia. Estamos procurando relações sutis. O gene afeta as maneira com os nurônioa se comunicarem uns com os outros, mas seus mecanismos ainda precisam ser estudados", disse Francks.

Daniel Geschwind, professor de genética humana, neurologia e psiquatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, está interessado nas conexões entre a linquagem e a preferência pelo canhotismo ou destreza,  além das formas com que essa preferência pode nos ajudar a entender4 a evolução do cérebro. "A predominância do uso das mãos tem uma base genética,mas, asim como outras caracteristicas-altura, peso-, é muito complexa. Não é um único gene que leva a isso. Existe um forte componente ambiental também. É um problema muito complicado.

 

###--A MALDIÇÃO DE MATHEUS...

O Japão perdeu o controle da situação no complexo nuclear de Fukushima. A avançada engenharia do país não está consequindo refriar os reatores. O vazamento de combustível já é iqual ao de Chernobyl e podem chegar, na pior das hipóteses, a liberar radioatividade iqual a cem bombas de Hiroshima.

O terremoto não afetou a central nuclear.O tsunami destruiu, no entanto, o sistema de resfriamento dos reatores. Um a um, eles foram apresentando problemas. A questão é evitar seu derretimento mesmo que parcial, impedindo uma catástrofe de consequências conhecidas com "sindrome da China".

Essa possibilidade é improvável. Não aconteceu na antiga Uniao Soiética em 1986. O Japão é um dos países mais avançados do mundo. Mas a situação de aflição e impetência nos remete ao que Wright Mills chamou de "imaginação sociolóica" - a previsão de aonde a nossa cultura está nos levando.

As advertências pouco têm adiantado. Já no século XVIII, Malthus nos adcertiu que a população iria crescer em progressão geométrica, enquantoos meios para prover suas necessidades, em especialos alimentos, cresciam aritimeticamente. Durante séculos, os economistas empenharam-se em refutar sua teoria.

A ordem vigente ébuscar o desenvolvimento a qualquer preço. Acredita-se piamente que a ciência encontrará soluções para todos os impasses, Hoje avançamos ferozmente sobre o que resta de recursos naturais. A energia é o recursomais cobiçado. Ela traz riqueza, desenvolvimento, conforto.

Mas, para sua conquista, fazemos opções arriscadas, como a instalação de usinas atômicas, hidrelétricas como Belo Monte e explorações de petróleo como o pré-sal. Sem que saibamos como controla-los, os desastres serão inevitáveis.Ontem foi no golfo do México, hoje no Japão, lembramos de Chernobyl, amanhã só DEUS sabe onde.

Os governantes da Terra estão sendo chamados a assumir suas resposabilidades.

 

 

 

 

 

Galeria de Fotos: Blog

Itens: 1 - 10 de 30
1 | 2 | 3 >>

em todos os tempos temos momentos em que o ser humano não é humano, as querras, e tambem vemos o valor que uma ferrovia provoca  no cotidiano do ser humano, levando o progresso e desenvolvimento em todo momento.

muitas imagens demonstra como o ser humano pode desenvolver e ao mesmo tempo se deteriorar ignorando o outro, uma falta de dignidade e respeito.

Galeria de Fotos: Blog

Itens: 1 - 7 de 7

Tags